
Esclareça suas dúvidas
Porque energia solar é um bom negócio?
Hoje, a energia solar já é mais barata que a energia que utilizamos das concessionárias de energia. O Sol, o único que recurso que precisamos, é abundante e gratuito. Com o aumento das tarifas de energia elétrica ocorridas no final de 2014, a geração solar ficou ainda mais atrativa do ponto de vista financeiro. E com o contexto energético brasileiro, a tendência é que novos aumentos das tarifas aconteçam. Uma vez que você possui um sistema de geração de energia fotovoltaica, você está imune aos aumentos tarifários, pois você passa a gerar sua própria energia.
Quais as vantagens econômicas da energia fotovoltaica?
À parte do investimento inicial, com compra e instalação do equipamento, a energia elétrica gerada pelo sistema fotovoltaico não tem outros custos, dado que os painéis demandam pouca manutenção. Com a evolução tecnológica, o prazo de retorno deste investimento inicial está cada vez menor.
Além disso, tal energia é autossuficiente e, portanto, mais segura em termos de abastecimento, principalmente para os consumidores corporativos, para quem a falta de energia pode significar perdas de produção. A energia fotovoltaica também é a solução mais barata para a eletrificação de grandes propriedades rurais formadas por sistemas elétricos dispersos. Outro uso bastante viável, principalmente para a iniciativa pública, é a eletrificação de comunidades remotas.
Posso instalar um sistema solar em minha casa para economizar energia?
Sistemas fotovoltaicos são utilizados em residências como forma de economia de energia quando há legislação regulamentando quanto a venda do excedente gerado para a rede elétrica, o que é convertido em créditos para uso próprio. No Brasil, a ANEEL aprovou a regulamentação intitulada resolução normativa que permite a conexão de um sistema residencial e viabiliza o investimento através do sistema de compensação energético. Portanto, hoje já é permitido e viável a instalação de um sistema fotovoltaico residencial.
Qual o payback do meu investimento?
Hoje o payback de um sistema fotovoltaico varia entre 6-9 anos, de acordo com a região e com o local que o sistema será instalado. Com os aumentos esperados da tarifa energética nos próximos anos, a previsão é que o payback do investimento do sistema cairá ainda mais, podendo chegar a 4 ou 5 anos.
Quais os custos de manutenção?
Uma das grandes vantagens de um sistema fotovoltaico é a baixíssima necessidade de manutenção. Grande parte dos equipamentos são projetados para durarem mais de 25 anos, sem nenhum tipo de intervenção. A única necessidade recorrente é a limpeza dos painéis, que acumulam sujeiras e detritos, que podem levar à diminuição da performance do sistema. Porém, para isso podemos contar com a chuva, que faz todo este duro trabalho para nós.
Como funciona um sistema de energia solar?
O sistema fotovoltaico é composto basicamente por 2 componentes: módulos fotovoltaicos e inversor. Os módulos são responsáveis por captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica. Já o inversor é o cérebro do sistema, responsável por compatibilizar a energia gerada pelos módulos com a energia que vem da concessionária de energia. É importante ressaltar que o sistema funciona de forma completamente automática. Ou seja, você não precisará se preocupar com absolutamente nada, pois a compatibilização da energia da rede com a energia produzida pelos painéis é 100% automatizada.
Como é feito o projeto da minha casa?
Uma vez que você entrou em contato com a AD SOLAR passa a ter um consultor exclusivo que acompanhará seu projeto do início ao fim. Com a sua conta de luz em mãos, nossa equipe de engenharia começa a fazer o dimensionamento do seu projeto. Através de softwares, inteligência remota e imagens de satélites fazemos um dimensionamento de forma remota e segura, sem nenhum custo. Toda a homologação, que é o processo de regularização do projeto junto à concessionária de energia local, é feita pela nossa equipe, restando aos nossos clientes apenas desfrutar da redução em suas contas de luz.
Como é feita a instalação?
Uma instalação leva em média 2 dias. Portanto não realizamos uma obra, mas sim um processo rápido e sem dores de cabeça. Seguimos os mais altos padrões de engenharia na instalação. Possuímos NR-10 e NR-35 (normas de segurança para trabalho em altura e eletricidade), além de termos técnicos altamente capacitados.
Como funciona a compensação da energia que produzo e não consumo?
Toda a energia gerada pelo sistema fotovoltaico que não é consumida é automaticamente fornecida para a rede pública de eletricidade. Através do relógio bidirecional, a quantidade de energia injetada é medida e computada pela concessionária através de créditos. Estes vêm explícitos na conta de luz e podem ser consumidos em até 60 meses. Nosso sistema de monitoramento online permite que você verifique a quantidade de energia produzida, estando certo que o cálculo está sendo feito da forma correta. Outra facilidade é a possibilidade do consumo dos créditos em uma outra unidade consumidora, desde que a mesma esteja cadastrada na concessionária com o mesmo CPF ou CNPJ da unidade geradora. Por exemplo, se você tem uma casa de campo e produz mais energia que consome, é possível consumir os créditos gerados em sua casa na cidade, contanto que ambas estejam sob a área de atuação da mesma concessionária de energia.
Consigo zerar minha conta de luz?
Caso seu projeto seja feito de forma a produzir toda a energia elétrica que você necessita, a sua conta de luz será praticamente zero, restando apenas um valor mínimo referente à iluminação pública e à taxa de disponibilidade da rede.
É possível desligar minha ligação com a concessionária de energia e ficar independente?
Sim, mas caso sua residência seja atendida por alguma concessionária de energia este tipo de projeto não é recomendável. Para se tornar independente da rede elétrica é necessário armazenar a energia gerada pelo sistema em baterias, para os momentos que o sol não fornecer energia (dias muito nublados e durante a noite). As baterias ainda são muito caras, o que torna este tipo de projeto economicamente inviável em situações onde há fornecimento de energia pela concessionária.
O que é e como se faz a Homologação?
Homologação é o nome dado ao processo de regularização do projeto de geração fotovoltaica junto à distribuidora de energia local. Este consiste no envio do projeto de engenharia detalhado à concessionária, que analisa e aprova o projeto. Após a aprovação, geralmente é feita uma visita técnica no local pela equipe da concessionária. Após isso a instalação pode ser realizada. Uma vez instalado, a equipe da concessionária faz uma nova vistoria técnica autorizando a ligação do sistema. Todo esse trâmite é resolvido por nos, restando a você apenas usufruir da energia do sol.
Qual a durabilidade do sistema?
Uma das principais vantagens de um sistema fotovoltaico é sua durabilidade. Nos trabalhamos apenas com as melhores marcas do mercado e nossos painéis fotovoltaicos têm garantia de geração de 25 anos.
Quais os benefícios para o planeta?
A energia fotovoltaica é livre de geração de gases de efeito estufa, os principais responsáveis pelas mudanças climáticas. Diferente da geração termoelétrica ou nuclear, onde gases e resíduos são gerados, a energia solar é limpa. Outro ponto importante é a não necessidade de desmatamento ou alagamento de grandes áreas, fatores recorrentes em construções de grandes usinas hidroelétricas. Além disso, a energia do sol é renovável e inesgotável. Ou seja, com um Sistema de Energia Solar você passa a contribuir para a redução das mudanças climáticas e a segurança energética das futuras gerações..